A necessidade de receber comunicação suficiente e adaptada à situação individual

A necessidade de qualidade percebida suficiente (prestadores de serviços competentes, qualidade do equipamento, etc.). Do lado da oferta, a aceitabilidade é influenciada por um conjunto diversificado de fatores, como a qualidade das infraestruturas e equipamentos, a formação dos prestadores, nomeadamente relacionada com a forma de comunicar com os pacientes, e a sensibilização para o combate a comportamentos discriminatórios, etc.

Adaptar os cuidados a determinadas necessidades específicas constitui um desafio significativo para o sistema de cuidados com a saúde, porque envolve a implementação de um quadro suficientemente flexível para diferenciar os cuidados em função do paciente. Isto equivale a reconhecer o fato de que, com necessidades iguais, os pacientes não são tratados de forma igual, de acordo com considerações que vão além da esfera médica.

Note-se que a aceitabilidade é distinta da satisfação no sentido de que corresponde ao limiar mínimo de satisfação abaixo do qual não serão procurados cuidados com a saúde. O diagrama acima apresenta os quatro eixos de acesso aos cuidados com a saúde desagregados pela prestação de cuidados e pela população. Estas quatro áreas mostram a amplitude do leque de ações possíveis para melhorar o acesso.

São identificadas duas áreas menos conhecidas, mas não menos críticas, para alcançar o acesso: sensibilidade às necessidades de cuidados com a saúde e aceitabilidade dos cuidados. A interdependência entre a oferta e a procura de cuidados surge assim de forma mais clara, o que permite também mostrar a diversidade de obstáculos ao acesso aos cuidados que as populações vulneráveis poderão enfrentar. https://alejandrozoboli.com.br/post/tornozelos-inchados/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *